08 janeiro 2013

Mulheres que pensam..


MULHERES QUE PENSAM


            Todos os dias acordamos, fazemos nossos a fazeres e quando, pensamos que alguém pode chegar, pensamos logo em da uma caprichadinha básica no visual, e quando pensamos em sair vem logo em nossa cabeça a maquiagem, seja um lápis, um rimel, uma base, pois sabemos que tem dias que acordamos com uma cara, que quando olhamos do espelho dizemos logo “Essa não sou eu”. Mas será que paramos para pensar que também estamos maquiando a terra, ou pior estamos sufocando ela com embalagens infinitas, e produtos químicos? Mas será que podemos deixar de fazer o que fazemos, usar cosméticos e deixar de consumir tudo? Claro que não! Apesar das empresa fabricarem seus produtos devido a procura deles por nós mulheres, essas empresas também garantem empregos para a sociedade, e se parássemos de consumir as empresas fechariam, conseqüentemente famílias ficariam sem sustento e surgiria ai um novo problema socioambiental sério, e além disso a maquiagem faz parte da evolução humana, ela esta inteiramente ligada a sexualidade, e esta presente em todas as etnias, e em todos os contextos históricos da humanidade.

PODEMOS RESOLVER O PROBLEMA?
Mas como podemos amenizar o impacto desse comportamento humano no meio ambiente. As sugestões são muitas, quase que infinitas, e a solução deve iniciar por nós mesmo, pois nos dominando, vemos o que fazemos de errado e nos corrigimos, como disse Albert Schweitzer “O mundo tornou-se perigoso, porque os homens aprenderam a dominar a natureza antes de se dominarem a si mesmos.” Mas até para melhoramos nossa relação com o meio ambiente nós mulheres que gostam de se cuidar e ficar belas, temos problemas, encontramos barreiras. E quais são essas barreiras.

BARREIRAS
1- Falta de iniciativa das empresas em reciclar os seus resíduos, como receber de volta as embalagens descartadas pelos consumidores para o reaproveitamento do material principalmente os de plástico, polietileno entre outros, como ex: as embalagens de batons, sombras, pó, entre outros. Para devido tratamento moagem e reaproveitamento da matéria prima.
2 – Quando compramos um produto, e depois ele passa do vencimento, a primeira coisa que deveríamos fazer é Ligar para o 0800 da empresa e perguntar o que fazer com  o produto químico, seja ele liquido ou seco. Mas, qual a empresa dá um solução? Quase nenhuma, isso é um problema sério, e também muito difícil de ser resolvidos até mesmos pelas grandes empresas.
3 – A pouca divulgação da empresas que trabalham com reciclagem de embalagens de forma industrial.
4 – A falta de educação da sociedade, em saber como descartar o lixo. Ex: uma sacola suja deveria ser lavada e seca para pode ser enviada para reciclagem, ou uma embalagem de cosmético deveria da mesma forma ser lavado para ser descartado.

MAS O QUE NÓS MULHERES PODEMOS FAZER, DIANTE DESSAS BARREIRAS?
1 - Uma triagem das embalagens, ver sua utilidade,  e doar para pessoas que possam reutilizar
como artesãs capacitadas.
2 - Antes de descartar uma embalagem fazer a limpeza se possível.
3 - Ligar sempre para o 0800, mesmo que a empresa não dê solução para problema, pois toda reclamação é analisada e a empresa pode enumerar isso como um problema a dar importância, devido a exigências dos seus consumidores.
4 - Pesquisar em sua cidade ou estado se existe uma empresa que trabalha com reaproveitamento industrial de resíduos. 





Por Midian L. Souza

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© Ponto Makeup - 2013. Todos os direitos reservados.
Criado por:Suh Rodrigues.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo