22 janeiro 2013

Mulheres que pensam: Você sabe se expor ao sol


   
 Vivemos em um país tropical, com um incidência solar alta e tanto pessoas de pele clara como de pele mais escura necessitam da utilização dos protetores solares. Os filtros solares contem em sua composição, agentes que podem reduzir os danos causados ​​pela exposição descontrolada à luz solar, e diminui o risco de queimaduras.

     È importante lembrar que nenhum protetor solar vai dar 100% de proteção, mas pode ajudar a sua pele a cumprir essa tarefa. 

Existem 2 tipos de filtro solares
Filtros físicos - com base de óxido de titânio. Estes materiais baseiam-se na capacidade do óxido de titânio para retornar a luz UV que atinge a pele (como num espelho), impedindo assim a penetração. A grande vantagem desse tipo de filtro é a de não serem alergicos, não irritam os olhos.

Filtros químicos – Composto de produtos quimicos que absorvem a radiação ultravioleta, evitando assim sua penetração naa pele. A capacidade de absorção depende do tipo de material e da concentração.



  
  Em minhas aulas de campo tive a oportunidade de  perguntar aos banhista se eles usavam proteção solar, uns diziam que passavam, porém muito poucos repetiam isso com o passar do dia e alguns achavam que esta debaixo de um sombreiro era  o suficiente, só que os raios ultravioletas estão la, e a solução é passar protetor solar.   
  O protetor solar deve ser aplicado a todas as áreas expostas, na face, pontas da orelha, locais sem pelo como o couro cabeludo em homens.  Se você pensa que o protetor so é usado quando você esta diretamente exposto ao luminosidade solar esta engando, em media ele deve ser passado de 16 a 30 minutos antes de ir para o sol, a cada duas horas, depois da transpiração, ou após cada mergulho  durante a actividade que faz com que a transpiração. Mesmo se você  for passar muito tempo debaixo da aguá lembre se que ela é transparente aos seu olhos e os raio ultravioletas penetram mais de 1M de profundidade.

Fique atento e use o bom censo
    Observe a tonalidade de sua pele, quanto mais clara for maior deve ser o fator de proteção (FPS), mesmo que sua pele seja mais escura isso não quer dizer que você pode usar um fator 8 por exemplo, então seja qual for a tonalidade de sua pele, procure um dermatologista para receber as informações adequadas.

As regras básicas para protetor solar :
1. Aplicar todos os dias: verão e inverno
2. Deve ser aplicado de manhã e outra vez à tarde
3. Aplicar a todas as áreas expostas
4. Aplicar novamente após cada imersão em água
5. Aplicar protetor solar,  não quer dizer que você pode fica exposto ao sol de maneira excessiva. 

7 comentários:

  1. dicas perfeitas!!

    http://anitamakingof.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. verdade anita boas dicas da colaboradora Midian ^^

      Excluir
  2. Amei as dicas e até me lembrei de que tenho q comprar meu filtro solar .
    Seu cantinho é lindo,já estou seguindo...siga-me tb?http://modaeterritorio.blogspot.com.br/2013/01/diy-faca-voce-mesma-bolsinha-de-mao.html

    ResponderExcluir
  3. Suellen, exposição solar é um tema que jamais sairá de moda, aliás quanto mais se fala nele mais se aprende com o assunto. Aqui em Santos aumentou o número de casos de câncer de pele e por mais que as pessoas sabem que protetor solar é importante, poucas pessoas fazem uso dele. Parabéns pelo post. Um abraço.

    Sheila
    www.blogbelissima.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade Sheila, e não é só no litoral, temos que nos cuidar desde cedo, nos proteger, para vivermos bem e muito mais. Obrigada pela visita.

      Beijoss

      Excluir
  4. Nossa vi os comentários agora.... Eu e Suellen agradecemos!

    ResponderExcluir

img src="http://i41.tinypic.com/dgh452.png"/>

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© Ponto Makeup - 2013. Todos os direitos reservados.
Criado por:Suh Rodrigues.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo